segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto da Emei Felippe Alflen



Projeto:             Somos todos estrelinhas.... Cada um com                                                    seu brilho!

1.                  Dados de identificação:
1.1 Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Felippe Alflen
1.2 Turmas: Níveis 1 A, 1 B, 2 A, 2 B
1.3 Diretora: Tatiane A. Worst
1.4 Coordenadora pedagógica: Natalia F. Wilhelmsen
1.5   Professoras: Franciele, Luciane, Grasiele, Zenaide, Cassiane, Janaina, Dagna, Agatha e Simone
1.6   Duração: Abril a julho de 2013.

2.          Tema: Somos todos estrelinhas... Cada um com seu brilho!

3.         Justificativa
Com a Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994 a educação se torna mais democrática e abrangente, estabelecendo que alunos com deficiência tenham o direito a frequentar a rede regular de educação, não sendo mais subjugados a instituições segregadas como as APAEs.
Partindo do pressuposto de que a educação é um direito de todos e de que as crianças devem conviver desde a mais tenra infância umas com as outras, sem haver segregação ou discriminação das que apresentam alguma diferença ou deficiência, defende-se a proposta da inclusão de crianças deficientes na Educação Infantil.
               Esta proposta educacional tem em vista desatrelar a imagem da criança com a deficiência e priorizar o trabalho com as habilidades que cada aluno possui
Tendo presente esta perspectiva aliada a presença de alunos com características especiais surgiu a necessidade de trabalhar com um projeto que aborde as diferenças tanto físicas, quanto comportamentais além das dificuldades de linguagem, presentes em algumas turmas em nossa escola.       
  É importante, também, desenvolver nos alunos a possibilidade do auto conhecimento para que possam reconhecer em si suas habilidades e fragilidades e assim respeitar a fragilidade do outro.  Dessa forma estimular a amizade, ou seja, construir relações de respeito e cooperação onde todos brincam juntos dão as mãos e colaboram para a aprendizagem do grande grupo. Tendo em vista sempre que todos possuímos habilidades e dificuldades em diferentes áreas, basta conhecermos nossas potencialidades para que possamos desenvolver nossos aspectos positivos.
Para que este processo de auto conhecimento se efetive é imprescindível que haja um trabalho conjunto da escola juntamente com a família para que assim o aluno possa responder questões básicas como: Quem sou?  Como sou? De onde venho? Etc., dessa maneira compreender gradativamente o seu papel  e o papel de cada integrante do contexto escolar.
4.         Objetivo Geral:
A partir do autoconhecimento, compreender e aceitar as diferenças entre colegas possibilitando uma conivência harmoniosa no ambiente escolar.
4.1 Objetivos específicos:
·           Se auto conhecer refletindo sobre nossas capacidades e dificuldades;
·           Reconhecer a importância, compreender e utilizar as regras mínimas de boa convivência;
·             Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as colocações dos outros;
·           Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva;
·           Oportunizar o desenvolvimento integral do aluno, quanto aos aspectos: físico, psicológico, intelectual e social;
·            Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação;
·           Fazer o aluno conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela.
·           Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da
sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
·           Desenvolver a criatividade e a imaginação através de produções artísticas e atividades lúdicas;
·           Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, classificação e seriação. Capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
·           Exploração de diferentes materiais e recursos, estimulando a coordenação motora fina;

5.         Conteúdos
·           Identificação e escrita do nome;
·           Expressão oral e corporal;
·           Características pessoais;
·           Contexto familiar e contexto escolar;
·           Identidade e autonomia;
·           Socialização;
·          
Noções matemáticas: quantificações e numeração;
·           Lateralidade;
·           Noções espaciais
·           Sensibilidade artística e estética;
·           Coordenação motora;
·           Expressividade;

6.         Metodologias Gerais
·           Sensibilização para o projeto através de uma contação de história coletiva;
·           Trabalho com textos e ou livros diversos que sugerem temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão...
·            Jogos e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação e o respeito às diferenças;
·           Definição das regras de convivência da turma;
·           Conversas informais (rodinha) para refletir sobre situações que surgem em aula ou temas abordados em textos, buscando soluções no grupo e valorizando a participação e o comprometimento de todos;
·           Sacola de livros viajante;
·           Ensaios e apresentações do Dia das Mães;
·           Pesquisas com a família (história do nome, etc. );
7.         Culminância
Exposição dos trabalhinhos realizados juntamente com fotos das atividades aberta as famílias na semana da família no final do mês de maio.

8.         Avaliação

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