Projeto: Vivenciando, eu aprendo!
1.
Dados de identificação:
1.1
Escola: Escola Municipal de Educação Infantil
Cantinho do Amor
1.2
Turmas: Berçário I, Berçário II, Maternal I,
Maternal II.
1.3
Diretora: Rejane T. S. Haag
1.4
Coordenadora pedagógica: Natalia Francine Wilhelmsen
1.5
Período: 1 de abril a 29 de maio de 2013.
2. Tema
Vivenciando,
eu Aprendo!
2.
Justificativa
Tendo
presente a atual dificuldade percebida nos alunos de conviverem harmoniosamente
com os colegas, sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto que aborde a
afetividade como assunto principal.
Sabemos
que toda criança executa em seu dia a dia atitudes e comportamentos que
vivencia em seus ambientes de convívio, ou seja, toda criança é o reflexo dos
estímulos que recebe e da maneira como é tratada por seus familiares e grupos
sociais.
Neste
contexto a escola surge como um agente articulador entre as experiências familiares
e sociais de cada aluno, tendo como papel principal a promoção de estímulos que
visam um bom desenvolvimento das relações inter- pessoais e de convivência
entre alunos. Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento intelectual é
considerando como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Paralelo ao
desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. Afeto inclui
sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral.
A
afetividade assim como o conhecimento se constrói através da vivência. Sendo da
escola e da família a responsabilidade de estimular na criança o bom
desenvolvimento das relações sociais, com sensibilidade afetiva para o próximo.
3.
Objetivo geral
Desenvolver no educando uma visão
sócio afetiva em relação a seus grupos de convívio. Compreendendo a necessidade
de conviver harmoniosamente com todos e assim aprimorando suas bases
cognitivas.
4.
Objetivos específicos
● Construir uma auto imagem positiva,
desenvolvendo auto estima e percepção da identidade pessoal;
● Reconhecimento de partes e segmentos do
próprio corpo;
● Reconhecer seu núcleo familiar como fonte dos
primeiros estímulos sociais;
● Utilizar a linguagem oral como
meio de ampliação do vocabulário e pensamento organizando as idéias e contar
suas próprias experiências;
● Demonstrar equilíbrio nas
relações, atitudes de cooperação, respeito,
afeto e aceitação perante os
demais colegas;
● Desenvolver nas crianças as competências sociais;
● Destacar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria,
tristeza e ira;
● Aprender a conviver com a individualidade do
outro;
● Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;
● Desenvolver
a criatividade e a imaginação através de produções artísticas e atividades
lúdicas;
● Escutar textos lidos estimulando a atenção e
construção de imagens mentais;
● Cuidar de si e do próximo;
● Respeitar limites e obedecer a
regras;
● Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, classificação e
seriação; capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu
tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
● Exploração de diferentes materiais e recursos,
estimulando a coordenação motora fina;
● Participar de brincadeiras e jogos
aprimorando a coordenação motora ampla;
5.
Conteúdos
● Linguagem oral:
Discriminação auditiva e visual.
Expressão oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
Estudo do próprio nome;
Coordenação motora;
Sentimentos;
Palavras mágicas;
Receitas.
●Lógico/matemática:
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação: cor – forma – tamanho;
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação: cor – forma – tamanho;
Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);
Orientação espacial: antes/
depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/
de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/
longe/ perto;
Coordenação motora;
Discriminação audiovisual;
Sequencia e seriação;
Desenvolver noção de contagem.
● Artes:
Recortes e colagens;
Desenho e pinturas;
Músicas;
Sucata;
Argila e massinha;
Dramatização.
● Movimento:
Expressividade;
Dança;
Equilíbrio e coordenação;
Esquema corporal;
Brincadeiras e jogos diversos;
Música.
● Natureza e sociedade:
Identificação do Eu/outro;
Regras de convivência em grupo e
o uso do espaço coletivo;
Compreensão
do núcleo familiar/ núcleo social;
6.
Metodologias gerais
● Contação de historias coletivamente;
● Sacola de livros viajante ( o aluno leva para
casa e produz um desenho);
● Cuidar o boneco (periodicamente um aluno leva
o boneco para casa e deve cuidá-lo e os pais descrevem como foi a experiência
em um caderno);
● Visitas entre turmas (cada turma prepara um
cantinho ou brincadeira e convida outras turmas a “passear” em sua sala);
● Jogos e brincadeiras de regras simples;
● etc;
7.
Culminância
Exposição
de trabalhinhos e fotos na semana da família convidando os pais a participarem.
8. Avaliação
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