segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto Emei Cantinho do Amor



Projeto: Vivenciando, eu aprendo!

1.               Dados de identificação:
1.1            Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor
1.2            Turmas: Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II.
1.3            Diretora: Rejane T. S. Haag
1.4            Coordenadora pedagógica: Natalia Francine Wilhelmsen
1.5            Período: 1 de abril a 29 de maio de 2013.

2. Tema
Vivenciando, eu Aprendo!

2.               Justificativa
Tendo presente a atual dificuldade percebida nos alunos de conviverem harmoniosamente com os colegas, sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto que aborde a afetividade como assunto principal.
Sabemos que toda criança executa em seu dia a dia atitudes e comportamentos que vivencia em seus ambientes de convívio, ou seja, toda criança é o reflexo dos estímulos que recebe e da maneira como é tratada por seus familiares e grupos sociais.
Neste contexto a escola surge como um agente articulador entre as experiências familiares e sociais de cada aluno, tendo como papel principal a promoção de estímulos que visam um bom desenvolvimento das relações inter- pessoais e de convivência entre alunos. Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerando como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral.
A afetividade assim como o conhecimento se constrói através da vivência. Sendo da escola e da família a responsabilidade de estimular na criança o bom desenvolvimento das relações sociais, com sensibilidade afetiva para o próximo.

3.               Objetivo geral
Desenvolver no educando uma visão sócio afetiva em relação a seus grupos de convívio. Compreendendo a necessidade de conviver harmoniosamente com todos e assim aprimorando suas bases cognitivas.

4.               Objetivos específicos
● Construir uma auto imagem positiva, desenvolvendo auto estima e percepção da identidade pessoal;
● Reconhecimento de partes e segmentos do próprio corpo;
● Reconhecer seu núcleo familiar como fonte dos primeiros estímulos sociais;
Utilizar a linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e pensamento organizando as idéias e contar suas próprias experiências;
Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito,
afeto e aceitação perante os demais colegas;
  Desenvolver nas crianças as competências sociais;
  Destacar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
● Aprender a conviver com a individualidade do outro;
  Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;
Desenvolver a criatividade e a imaginação através de produções artísticas e atividades lúdicas;
● Escutar textos lidos estimulando a atenção e construção de imagens mentais;
Cuidar de si e do próximo;
Respeitar limites e obedecer a regras;
  Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, classificação e seriação; capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
● Exploração de diferentes materiais e recursos, estimulando a coordenação motora fina;
● Participar de brincadeiras e jogos aprimorando a coordenação motora ampla;

5.               Conteúdos
Linguagem oral:
  Discriminação auditiva e visual.
  Expressão oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
  Estudo do próprio nome;
  Coordenação motora;
  Sentimentos;
  Palavras mágicas;
  Receitas.

Lógico/matemática:
       Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação: cor – forma – tamanho;
 Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);
  Orientação espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/
de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/ perto;
  Coordenação motora;
  Discriminação audiovisual;
  Sequencia e seriação;
  Desenvolver noção de contagem.
Artes:
       Recortes e colagens;
       Desenho e pinturas;
       Músicas;
       Sucata;
       Argila e massinha;
       Dramatização.
 Movimento:
       Expressividade;
       Dança;
       Equilíbrio e coordenação;
       Esquema corporal;
       Brincadeiras e jogos diversos;
       Música.
Natureza e sociedade:
      Identificação do Eu/outro;
      Regras de convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;
         Compreensão do núcleo familiar/ núcleo social;
        
6.               Metodologias gerais
● Contação de historias coletivamente;
● Sacola de livros viajante ( o aluno leva para casa e  produz um desenho);
● Cuidar o boneco (periodicamente um aluno leva o boneco para casa e deve cuidá-lo e os pais descrevem como foi a experiência em um caderno);
● Visitas entre turmas (cada turma prepara um cantinho ou brincadeira e convida outras turmas a “passear” em sua sala);
● Jogos e brincadeiras de regras simples;
● etc;
7. Culminância
Exposição de trabalhinhos e fotos na semana da família convidando os pais a participarem.
8. Avaliação

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